Ferramentas de Marketing Digital para o Terceiro Setor

O trabalho com o Marketing Digital exige organização e planejamento. Para coordenar essas ações e torná-las efetivas, existem ferramentas para ajudá-lo
Orçamentos limitados e dificuldades para captar recursos são dois fatores que dificultam a atuação de muitas organizações do Terceiro Setor. Mas eles não devem ser encarados como barreiras intransponíveis. Afinal, sabemos que existem outros caminhos abertos para mostrar sua causa para o mundo, engajar voluntários e ampliar sua rede de doadores.

Um desses caminhos é o Marketing Digital. Surgido na década de 90, ele modificou a maneira como empresas usam a internet para vender seus produtos e hoje é indispensável em qualquer estratégia de comunicação. Podemos entendê-lo como um conjunto de ações nos meios digitais para ampliar o conhecimento sobre um determinado produto e conquistar mais consumidores. Para aplicarmos essa ideia ao Terceiro Setor, basta trocar algumas palavras: produtos por causas e consumidores por voluntários, parceiros ou doadores.

Como envolve diversas frentes de atuação – produção de conteúdo, email marketing, redes sociais, SEO, entre outras – o trabalho com o Marketing Digital exige organização e planejamento. Para coordenar todas essas ações e torná-las efetivas, existem ferramentas que nos ajudam nessa missão. Com elas, ganhamos em produtividade, em alcance de público-alvo, em gestão, em mensuração de resultados e em economia.

É claro que as ferramentas não substituem o trabalho de uma equipe que entenda o funcionamento do Marketing Digital e esteja alinhada com os objetivos da sua organização. Mas, para um bom time, as ferramentas de Marketing Digital que apresentaremos a seguir serão impulsionadoras de um ótimo trabalho!

Ferramentas de Marketing Digital para busca de palavras-chave

Google Keyword Planner (Gratuito)

Essa é a ferramenta de busca de palavras-chave do Google Adwords. Ela funciona como um gerador de ideias para termos relevantes para sua organização e traz informações úteis sobre cada palavra pesquisada.

Google Trends (Gratuito)

Com o Google Trends, você pode conhecer a popularidade de uma determinada expressão em gráficos que mostram a frequência de pesquisa através do tempo, além de comparar com outra expressão similar.

SEMRush (Pago)

Uma das ferramentas mais completas para busca de palavras-chave e SEO. Nela, você pode saber em quais palavras seus concorrentes estão investindo e ter ideias para suas campanhas. A desvantagem é o preço um pouco salgado para quem está começando no mundo do Marketing Digital.

Ferramentas para Email Marketing

Mailchimp (Tem plano gratuito)

Uma das opções mais conhecidas entre as ferramentas de email marketing, o Mailchimp têm templates fáceis de serem utilizados e ajuda muito quem não é designer ou programador a construir bons templates para email!

E-goi (Tem plano gratuito)

O plano gratuito do E-goi pode ser uma boa opção para quem está começando a trabalhar com email marketing. Nele, você pode cadastrar até 5.000 contatos e tem acesso a todas as funcionalidades do software.

Ferramentas para criação de Landing Pages

Unbounce (Pago)

Essa ferramenta oferece opções avançadas de customização e edição para suas Landing Pages e tem integração com outras ferramentas de email marketing e CRM.

GPages (Pago)

Essa plataforma é brasileira e também traz diversos templates para a criação de landing pages, além de oferecer integração com ferramentas como WordPress, Google Analytics e Mailchimp e PagSeguro.

Ferramentas para produção de conteúdo

Portent (Gratuito)

Com o Portent, você ganha uma boa ajuda para gerar títulos e conteúdos. Basta inserir o assunto na plataforma e surgirão ideias do que desenvolver sobre ele! Desvantagem? A ferramenta funciona apenas em inglês.

Máquina de títulos (Gratuito)

Desenvolvida pelas empresas brasileiras Rock Content e Resultados Digitais, a Máquina de Títulos sugere uma lista a partir das palavras-chave que você digitar com diversos títulos em português que podem gerar boas ideias de artigos para o seu blog. Nem todos vão fazer sentido, mas talvez você possa ter um bom insight a partir deles.

Ferramentas para publicação de conteúdo nas redes sociais

Buffer (Tem plano gratuito)

Essa ferramenta especializada no agendamento de publicações facilita a organização dos conteúdos que você irá publicar nas redes sociais, além de oferecer análises sobre o resultado das postagens.

Hootsuite (Pago)

Assim como o Buffer, o Hootsuite também permite agendar publicações nas principais redes sociais. Com ele, também é possível gerenciar os seus perfis nas redes e ter insights para novas publicações.

MLabs (Pago)

Outra ferramenta de agendamento e gerenciamento de publicações para redes sociais é o MLabs. E essa tem benefícios para Organizações da Sociedade Civil! Mediante comprovação de estatuto, é possível conseguir descontos nos planos.

Ferramentas para design

Canva (Gratuito)

Com o Canva, você pode criar peças para suas redes sociais mesmo sem ser designer! A ferramenta é gratuita e possui diversos templates já formatados para o tipo de conteúdo que você precisa: banner, post para Facebook, infográfico, apresentação, entre outros.

Pixlr (Gratuito)

Um editor de fotos super simples para você que não consegue decifrar o Photoshop mas quer dar um ar mais profissional para os seus materiais.

Ferramentas para análise

Google Analytics (Gratuito)

A ferramenta mais utilizada para análise de dados em sites do mundo todo. Com ele, é possível entender as diferentes fontes de tráfego em suas páginas, saber como os visitantes se comportam e medir taxas de conversão de campanhas, lojas virtuais, entre outros.

LikeAlyzer (Tem plano gratuito)

O LikeAlyzer analisa o desempenho da sua página no Facebook através de métricas pré-definidas, além de compará-la com as principais Fanpages relacionadas à sua área de trabalho.

FanPage Karma (Tem plano gratuito)

Também analisa o desempenho da sua fanpage e perfil no Instagram, oferecendo uma boa quantidade de dados, como engajamento, melhores horários para os posts, dicas de influenciadores e quais posts foram os mais relevantes. E você pode exportar os dados em planilhas do Excel, para cruzá-los com outras informações!

Ferramentas para produtividade e organização

Evernote (Tem plano gratuito)

Com essa ferramenta, você pode salvar conteúdos da internet, criar lembretes e listas de tarefas para projetos, além de poder acessá-los em todos os seus dispositivos.

Trello (Tem plano gratuito)

O Trello é uma ferramenta de organização que permite a criação de listas e fluxos de trabalho que podem ser modelados do melhor modo para sua organização. Através dele, você pode compartilhar tarefas com membros da sua equipe e lembrá-los dos prazos de entrega de cada trabalho, além de trocar comentários sobre cada demanda.

Slack (Tem plano gratuito)

Com o Slack, sua equipe pode conversar o dia todo de forma centralizada e organizada! Essa ferramenta possibilita a criação de um canal específico para sua organização e também grupos de conversa dentro desse canal. É possível compartilhar arquivos e tem integração com diversas outras ferramentas, como o Trello. Uma mão na roda para manter todos sempre atualizados e em contato.

Google Drive (Gratuito para usuários Gmail)

Um espaço digital para armazenar os arquivos e documentos da sua organização, compartilhando-os com sua equipe e seus parceiros. Além disso, ao utilizar recursos como o Google Docs e o Google Sheets, você pode criar e editar documentos e planilhas junto com outras pessoas de sua equipe. Para usar o Google Drive é preciso ter email do Gmail (garanta o email profissional da sua equipe pelo Google para Organizações Sem Fins Lucrativos de forma gratuita).

Agora que você já tem em mãos as ferramentas que podem ajudá-lo com o Marketing Digital, que tal dar um passo à frente e descobrir como uma campanha de financiamento coletivo pode mudar a captação de recursos online da sua organização? Saiba como nossas soluções podem te ajudar!

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