Como conquistar defensores para
sua causa

Existem várias maneiras de engajar pessoas com um interesse geral de fazer o bem e transformá-las em apoiadores apaixonados pela sua causa. Confira!
Toda organização se estrutura com o apoio de uma rede – colaboradores, fornecedores, patrocinadores, voluntários e todas as outras pessoas que abraçam a causa e estão dispostas a fazer acontecer. Justamente por isso, é preciso engajar pessoas e fazer com que essa rede seja forte e estável, composta por defensores que não abandonarão o barco quando dificuldades ou desafios aparecerem pelo caminho.

Mas como sua organização pode consolidar essa rede? Existe um meio de engajar pessoas com um interesse geral de fazer o bem e transformá-las em apoiadores apaixonados pela sua causa? As respostas para essas perguntas são o tema desse artigo, que irá explicar 4 estratégias para conquistar os defensores certos para sua causa. Boa leitura!

1 – Encontre seus defensores

Antes de começar o trabalho de engajamento, é preciso encontrar quem são os potenciais defensores da sua causa. E fazer isso é mais fácil do que você imagina. Quando uma pessoa manifesta um interesse inicial – assina sua newsletter ou curte sua página no Facebook, por exemplo – ela já está demonstrando que se identificou com o que o seu trabalho representa.

Então, olhe mais de perto suas mídias sociais e descubra quem está interagindo com seu conteúdo ou mencionando sua causa nas redes. Analise os e-mails e as mensagens de quem entrou em contato e também os feedbacks das pessoas que já fizeram parte de sua organização. O engajamento começa com o reconhecimento desses defensores em potencial e com agradecimentos pelo contato inicial.

A partir daí, é hora de arregaçar as mangas e estreitar o contato com essas pessoas. Vamos lá?

2 – Use múltiplos canais para engajar seus defensores

Abraçar uma estratégia de comunicação que considere múltiplos canais é fundamental para chegar aos seus defensores em uma grande escala. Afinal, quando você precisa interagir com uma empresa de qualquer setor, não fica feliz ao vê-la disponível por telefone, e-mail, redes sociais ou mesmo no Whatsapp?

Sendo assim, nunca subestime os meios em que seus defensores podem estar presentes e procure descobrir quais são os melhores canais para conversar com eles. Compreender isso é essencial para oferecer boas experiências e um engajamento mais sólido com sua rede de apoio. Procure também o máximo de disponibilidade e de agilidade para responder as dúvidas dessas pessoas. E, claro, não esqueça de alimentá-las com conteúdo de valor!

3 – Aprofunde sua mensagem com o marketing de conteúdo

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? Se o termo parece específico demais para você, não se assuste! Essa é simplesmente uma maneira de engajar seus defensores através da criação de um conteúdo que seja relevante e útil para essas pessoas.

Além de ampliar o diálogo com quem visita seu blog ou acompanha suas redes sociais, uma estratégia de marketing de conteúdo aproxima essas relações e potencializa a sua autoridade sobre um determinado assunto. Afinal, um texto informativo e educacional publicado em seu blog pode resolver dúvidas do dia a dia de muitos leitores, que passarão a dar valor para o que você compartilha.

E quanto mais pessoas se identificarem com o seu conteúdo, mais ele será semeado pelas redes sociais. Com a força dessas mídias, sua causa pode chegar até mesmo a gestores de políticas públicas ou a parceiros importantes do setor privado. Não acredita? Então confira o texto dos nossos parceiros da Nossa Causa sobre marketing e engajamento digital para organizações do Terceiro Setor.

4 – Crie oportunidades para seus defensores agirem

Uma vez que você descobriu potenciais fortalecedores da sua rede e que conseguiu nutrir o interesse e a confiança dessas pessoas através do seu conteúdo e das suas ações em diversas mídias, chegou a vez de deixá-los entrar em ação também.

Crie oportunidades para que esses defensores possam vestir a camisa da sua causa por aí! Isso pode ser feito com simples botões de compartilhamento nas redes sociais ou com convites para ações mais concretas em campanhas ou mesmo dentro da sua organização. E então procure oferecer às pessoas possibilidades diversas de agirem: seja como doador, como voluntário ou como um influenciador que pode chamar a atenção de outros nas redes.

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